Voltar

Quais os principais desafios da gestão de qualidade?

Qual deveria ser o objetivo de um novo produto? Qual sua essência? Nós podemos pensar nesses termos como artifícios de vendas apoiados em marketing. 

Entretanto, diversas empresas verificam que, ao colocarem sua qualidade como foco de negócio e atuarem por esse objetivo na solução de dores e necessidades, é que encontram o agente de aumento de suas receitas, garantindo maior visibilidade em seus mercados.  

Ao mesmo tempo em que essa deve ser a situação primordial de uma entrega, ela também é o primeiro desafio de gerenciamento quando pensamos em squads altamente alinhadas e rentáveis.

Qualidade no foco do negócio

Um dos objetivos da qualidade é demonstrar valor estratégico ao negócio através da importância dos testes, para mitigar perdas monetárias e comprometimento de reputação.  

Ao mapear o objetivo de negócio, é importante alinhar toda a comunicação para que esse objetivo seja sempre voltado para a qualidade do projeto, isso garante que as entregas estejam mais acertadas ao seu ecossistema, onde é possível identificar os maiores gargalos para a evolução do negócio.  

Para garantir que esse ambiente seja eficaz, é preciso ter a comunicação no núcleo da ação, para que seja possível identificar a severidade e dependências de cada sistema e componentes ao negócio, bem como quais impactos podem causar em médio e longo prazo.  

Além disso, metas, indicadores e prazos estarão corretamente alinhados, evitando riscos e proporcionando uma maior satisfação do cliente, através de respostas mais rápidas e uma maior qualidade do produto. 

Para que a entrega seja efetiva, é importante avaliar a base de conhecimento

Além do tratamento ideal e segurança das informações, ter controle de todo o ciclo de qualidade permite que o produto em desenvolvimento atenda com maior conformidade todas as necessidades da empresa e dos clientes.  

Pensando nisso, é essencial que a base de conhecimento seja confiável, e vá além, trazendo maior possibilidade de ser reaproveitada com conhecimentos e informações de outros teams, alfo que é essencial para garantir a eficiência operacional do projeto e dos testes. Com isso, se alcança maior contenção do processo reativo de detecção de falhar de produto, ocasionando de forma natural maior rapidez em todo o processo. 

Esse processo de agilidade deve ser assegurado logo no início das ações, com a segurança total das informações usadas pelas squads.  

Evolução através de monitoramento eficiente

Gargalos de comunicação podem causar quedas e falhas no desenvolvimento, por isso, é importante instaurar uma comunicação que integre todo o ambiente e que seja apoiado em processos ágeis, para garantir o melhor desenvolvimento de softwares e bom andamento de todas as squads paralelamente. 

Com isso, é importante que as equipes de qualidades estejam sempre preparadas para testarem suas aplicações, mas também, irem além em seus testes regressivos de modo que tenham o apontamento exato dos defeitos e falhas identificados.  

Essa situação pede um monitoramento que seja constante e de alta visibilidade, permitindo a reexecução dos testes para liberação da produção. 

A rastreabilidade de todos os possíveis incidentes que afetam diretamente a qualidade do produto ou a satisfação do cliente final deve ser acompanhada e reportada de forma clara e objetiva, mensurando os impactos que isso pode causar no negócio e em sua reputação.  

.

.

.

.

Mensuração do valor do negócio em cada entrega com qualidade além dos testes funcionais

Logo no início texto, falamos da importância de realmente ter sempre a qualidade como uma premissa de negócio, para que, cada entrega esteja alinhada ao objetivo linear de crescimento de empresas. 

Para que isso aconteça, é primordial que as condições de qualidades possam ir além dos testes funcionais, pois, ao falarmos da qualidade de um produto, estamos levando em consideração diversas condições que impactam diretamente os negócios e a reputação da empresa. 

É importante que a área de negócios olhe e tenha as devidas condições de analisar todos esses ingredientes que influenciam na receita final, para que a metrificação de resultados não seja com base em uma estrutura que coloca a qualidade de fora do escopo do seu ecossistema.  

Disciplinas como Code Review, Segurança, Performance, Observability e Acessibilidade, devem sempre compor a visão dos times de negócios e de qualidade, para que a tomada de decisão seja feita com total segurança ao negócio, pois a qualidade do código, segurança do código, bem como aspectos de disponibilidade e integridade dos produtos devem ser considerados para garantir o aumento da satisfação dos clientes. 

.

Apoio para ir além em cada entrega

Depois de tudo que abordamos, fica evidente que, a entrega de um bom produto é uma resolução de negócios, por isso, se munir de ferramentas robustas e que entendam a flexibilidade necessária de cada projeto não é um custo, e sim o investimento para o sucesso de um produto.  

Aqui na keeggo, uma das nossas premissas de negócio é entender a dor do cliente, fazendo com que ela seja uma dor nossa também. Isso nos coloca no agente da situação, onde atuamos sempre pelo melhor resultado.  

E, falando em qualidade, o nosso Knooly traz toda a visibilidade e governança necessárias para que a evolução de produtos seja sempre progressiva e de alta performance, com controle ativo sobre a quantidade de distribuição de testes por produto de negócio, com verificações manuais e automatizadas. 

Já pensou em elevar suas entregas e ter total visibilidade sobre a sua evolução e de suas squads?  

Venha bater um papo com a gente e saiba como ir além do imaginado!

.

.

Conheça mais sobre o Knooly

Icone Rosa metade cerebro e metade páginas de texto
ARTIGOS
Icone rosa com um foquete saindo de um computador
CASOS DE SUCESSO
Tags: