Voltar

Metodologia ágil

Você realmente sabe como ela pode te ajudar?

Serve apenas para TI? É só colocar post-it colorido em tudo?

Metodologia ágil virou um termo da moda em muitos ambientes. Porém, o conceito vai muito além do que normalmente nós pensamos, trazendo mais autonomia e qualidade nas entregas, sejam elas diárias ou em longo prazo.

Talvez, a maior diferença da metodologia ágil com a tradicional seja a velocidade na evolução de processos, já que a segunda, muitas vezes fica travada em processos de entrega que pode afetar de uma forma negativa os prazos finais.

Já metodologia ágil vem com processos que aumentam a colaboração e progressão de equipes de uma forma linear e voltada para previsibilidade, garantindo que entregas estejam dentro do esperado, ou, às vezes, até melhor do esperado, pela alta visão todo momento de produção.

Mas, metodologia ágil é apenas para TI?

É inegável quanto que soluções de TI são beneficiadas pela metodologia ágil, mas todas as empresas, de diversos segmentos, podem ganhar na adoção de métodos progressivos ágeis.

Afinal, metodologia ágil são todas as práticas que tornam entregas mais rápidas e de maior qualidade, com uma abordagem de sistema que sempre vai pensar no desenvolvimento qualitativo e quantitativo de cada projeto, absorvendo o máximo de cada etapa.

Com esse pensamento, fica fácil da gente perceber que não há limites quando falamos de entregas ágeis. E, que, se o seu negócio ou equipe ainda não se dedicou a incorporar a metodologia, algo está sendo perdido, seja de qualidade, produtividade… ou mesmo lucro.

A grande questão na adoção desse método de entrega é o conhecimento, e, principalmente, a necessidade de investir na evolução do mindset de todo o ecossistema envolvido, onde a o objetivo deve ser o de uma progressão recorrente e não apenas processos de entregas pontuais para gerar um dashboard visualmente bonito.

Previsibilidade gera entendimento orgânico sobre o ponto de evolução da equipe

Sua mente pode ter parado de funcionar um pouco nesse último parágrafo… por isso, caso isso tenha acontecido, o nosso conselho é de que você respire fundo, pegue um copo de água e volte um pouco a leitura, pois, a partir daqui, se quiser evoluir, vamos precisar ainda mais da sua atenção

E, talvez, a primeira coisa a começar a analisar é em quanto você está disposto a evoluir com suas entregas…

Sim, é exatamente isso.

Uma condição importante da adoção de metodologias ágeis é o alinhamento da equipe para com o objetivo da empresa, e não apenas o prazo final de uma entrega. Pois, ao optar pela grandiosidade da agilidade, os gargalos serão descobertos mais rapidamente, exigindo de você e da sua equipe ajustes primordiais para a evolução real de cada demanda. Ou seja, invés de encontrar o erro na ponta, a previsibilidade das entregas denuncia as pontas soltas antes da entrega, exigindo que as equipes estejam preparadas para realizarem apontamento progressivos conforme forem haja a necessidade.

Com metodologia ágil, suas entregas não são blocos engessados

Mas, sim, uma possibilidade de ir além em cada necessidade. Costumamos pensar em demandas em entregas como um bloco contendo infinitas possibilidades de execução, porém, se as necessidades sociais e econômicas de mercado muitas vezes surgem como uma caixinha de surpresas… Por que suas entregas precisam ser envoltas de cimento?

Aqui na keeggo a gente coloca pessoas no centro, entendemos que a tecnologia é uma necessidade atual, mas que é feita e pensada por e para pessoas, com isso, entendemos também que as entregas precisam estar de acordo com as necessidades humanas, por isso, acreditamos que todas as empresas são beneficiadas quando abraçam a agilidade em suas atitudes. Que tal vir trocar um papo com a gente para saber até onde as suas necessidades podem te levar? Nosso time é movido a desafios, abraçamos os problemas dos nossos clientes como sendo nossos e vamos em busca da melhor entrega para cada solução.

Tags: