Evoluindo entregas com segurança e confiabilidade
Knowledge + Tool + Quality.
A junção dos fragmentos de três termos forma o nome Knooly, identidade para a plataforma modularizada que monitora o ciclo de vida de sistemas de acordo com o negócio, através de um modelo único de gestão de riscos de implantação.
Atuando de ponta a ponta na cadeia do desenvolvimento das atividades, tarefas e fases dos testes de software, o Knooly tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Isso porque é tido como certo que consolidar iniciativas em planilhas é algo inviável e obsoleto para squads eficientes. Mas os benefícios que a solução traz não se resumem apenas a isso.
As novas necessidades do mercado, como redução de perdas, rastreabilidade integral de processos e centralidade na visão gerencial são apenas algumas das vantagens que a ferramenta oferece tanto para os gestores, como também às equipes de teste.
Centralizar informações aumenta a produtividade e aponta falhas
Em alguns projetos, não é fácil minimizar riscos e identificar erros, em decorrência de constantes alterações sistêmicas promovidas pelas metodologias ágeis ou waterfall.
Na prática, sabemos que para ações estratégicas gerarem resultados positivos é preciso monitorar a qualidade de software por meio da execução de testes manuais, regressivos e automatizados com cobertura end-to-end dos negócios, além de sistemas mapeados.
Para mostrar as razões que tornam o Knooly uma ferramenta diferenciada e única no mercado, nosso Gerente de Produtos, Alexandre Lessa, explicou um pouco mais sobre as dificuldades que muitos times enfrentam, e o que é uma Governança de Qualidade embasada por Visão do Negócio, e não restrita somente ao Sistema; confira:
Como o Knooly facilita o “reuso” de informações obtidas previamente?
Alexandre Lessa: “Através do mapeamento de negócio e sistemas, os cenários de testes são criados e associados a estes dois módulos, facilitando a pesquisa e reutilização destas importantes informações. Assim, é possível realizar uma pesquisa dinâmica de acordo com a visão necessária de cada ambiente”.
Ainda sobre essas duas perspectivas, como diferenciamos a Visão de Negócio e Visão do Sistema, ambas possibilitadas pela utilização da ferramenta?
Alexandre Lessa: “A Visão de Negócio proporciona uma perspectiva dos produtos que são entregues ao usuário final. Além disso, temos a possibilidade de demonstrar quais os sistemas estão conectados a estes produtos e respectivas funcionalidades. Já a Visão de Sistema entrega um panorama de quais sistemas e funções têm relação com determinados produtos”.
Você pode nos dar um exemplo prático dessa relação?
Alexandre Lessa: “Podemos aproveitar o caso dos processos que envolvem PIX, que é um “cenário simples”. Caso haja algum problema, a ferramenta correlaciona com os impactos que ele causará em outros sistemas dentro da cadeia que “consomem” o PIX, como em contratação de seguros, automóveis, canais bancários etc. É isso o que nós chamamos de Mapeamento de Negócio, mais avançado do que somente a gestão de teste, ele apresenta o impacto em toda cadeia produtiva da tecnologia, baseado na rastreabilidade de negócio”.
Como a ferramenta auxilia na definição de prioridade para cenários críticos de testes ou não?
Alexandre Lessa: “O Knooly apresenta uma visão 360° que orienta e beneficia todas as squads, independente de qual o ponto focal da ação. Desta maneira, é possível direcionar as tomadas de decisão de acordo com a taxa de sucesso, indo além do que o tradicional “testa e ajusta”. Assim é possível reduzir tempo de planejamento e modelagem dos testes, colocando-os voltados à sua necessidade”.
Sobre a base de conhecimento de alto valor: Por que esse é um diferencial do Knooly e como interfere nos cenários de testes?
Alexandre Lessa: “Além de acelerar o planejamento da cobertura dos testes, é possível reutilizar as informações da base de conhecimento entre as squads. Essa estratégia facilita a visualização de quais os tipos e métodos de testes foram utilizados e que podem ser reaproveitados. Todas as informações da base de conhecimento ficam disponíveis para os usuários do Knooly, algo fundamental para qualquer time”.
Vamos falar sobre a visualização. Como os relatórios e dashboards desempenham papeis importantes nessa gestão integral?
Alexandre Lessa: “Os relatórios e dashboards não só mostram status de execução dos cenários, mas proporcionam uma visão sob a perspectiva do produto, sistema e squads. Ou seja, é possível “medir” como está a qualidade e evolução por todos os níveis, através do que chamamos de visão holística fundamentadas por informações e insights”.
O Knooly tem restrições ou pode ser personalizado de acordo com cada projeto?
Alexandre Lessa: “O que existe é a customização da nossa ferramenta. Um dos diferenciais do Knooly é compreender e colocar a solicitação em produção, de forma rápida, de acordo com a necessidade de cada cliente, como integrações com ferramentas X ou Y. As novas implementações tornam-se globais e as companhias podem utilizá-las em seus projetos”.
Em resumo, ao unir Governança, Integração, Ferramenta, Processo e Base de Conhecimento, o Knooly é a plataforma indispensável para quem quer aumentar a confiança dos times rastreando e coordenando as iniciativas do time de qualidade de forma fácil e eficiente.
Quer saber mais sobre essa ferramenta e solicitar uma demonstração com a gente? Acesse: https://keeggo.com/knooly/