Design system traz mais eficiência para desenvolvedores e para o negócio em geral
Design system não é algo novo. Esse é um termo que você, profissional da área de desenvolvimento, provavelmente já ouviu, leu ou até mesmo usou ou ajudou a criar. O interessante é que, mesmo adotado e disponibilizado por grandes empresas – como Google, Microsoft, entre outras, incluindo diversos setores –, é evidente que ainda há muito espaço para implementar e aperfeiçoar as áreas que se beneficiam do design system ao tê-lo como pilar principal.
Há inúmeras formas de definir um design system. Uma delas, que nós da keeggo consideramos simples e bem explicativa: um conjunto completo de padrões destinados a gerenciar o design e o desenvolvimento de softwares em escala, usando componentes e padrões reutilizáveis. Quem usa o design system? Essencialmente desenvolvedores e designers.
Mas o que você ganha com isso?
Os benefícios são inúmeros. Vamos começar pensando no macro. Com implementação e prática de design system, o seu negócio vai ter uma maior produtividade. Isso porque desenvolvedores e designers serão mais ágeis e precisos, com redução de tempo, de custos e de erros.
Agora entrando no detalhe, no nível de desenvolvimento e criação, os seus times também ganham em qualidade. Afinal, com diretrizes mais bem desenhadas, ferramentas e componentes disponibilizados de maneira prática e fácil e conhecimento compartilhado entre equipes e áreas, os profissionais têm muito mais condições para brilharem técnica e criativamente.
Por meio de implementação e execução de design system, até mesmo a cultura de produção é impactada positivamente. É algo realmente transformador.
Desenvolvedores e designers não vão trabalhar mais como antes. Podemos até fazer uma analogia lúdica: antes e depois do design system. Como um divisor de água na história!
Mais recursos para enfrentar uma demanda altamente veloz
O design system é ideal para fortalecer um gerenciamento em escala. Ainda mais num momento da vida em que se produz uma quantidade imensa de aplicativos, sites e outros produtos digitais. Os profissionais envolvidos podem reutilizar os componentes validados e definidos de projetos anteriores.
Outro aspecto que consideramos essencial é a sua equipe olhar para o design system não como um projeto, mas como um produto interno da empresa. E mais: um produto vivo. Isso significa que os profissionais vão atualizá-lo continuamente, enquanto desenvolvem soluções novas, componentes, guias de estilo e por aí vai.
Cenário promissor
A gestão de equipes de design tem sido desafiadora nos últimos anos. Antes, as equipes eram estruturadas como uma unidade ou área separada das demais, o que tornava o processo mais burocrático. Marcelo Mazzini, head da keeggo, destaca que “com o surgimento das squads, o trabalho planejado em sprints e a necessidade da entrega junto com o desenvolvimento, algumas empresas passaram a descentralizar o design”.
“Isso trouxe uma maior agilidade ao processo, uma vez que os designers estão mais próximos dos desenvolvedores e do time de produto”, afirma.
No entanto, Mazzini alerta que essa nova forma de trabalhar também tem seus desafios. “Sem um processo claro e definido, fica difícil alinhar as expectativas da equipe com os resultados da empresa ou do cliente. Além disso, com a terceirização dos profissionais e turnover, a empresa acaba não tendo um padrão nem de design, nem de desenvolvimento”, diz.
Mazzini explica que nesse modelo de design descentralizado, o design system cumpre o papel de governança, sendo a fonte única de verdade dos processos, diretrizes e componentes. Por isso também deve ser entendido como um produto e não apenas uma prática.
O que a keeggo oferece referente a design system?
Conte com nosso time para auxiliar as suas equipes, em qualquer etapa. Veja um resumo do que a gente pode fazer:
- Entender o estado atual do design system da companhia, definir e acompanhar as métricas e KPIs, direcionando as ações do time do cliente para evolução, manutenção e geração de valor para a empresa.
- Mapeamento dos produtos digitais da empresa, definição da estratégia de criação e implementação, estruturação do time que será responsável pelo design system dentro da empresa.
- Alocação de profissionais com experiência com design system, atendendo às necessidades específicas de mão de obra do cliente.