Acessibilidade é fundamental para inspirar sites e aplicativos

Acessibilidade é uma tendência em qualquer setor, ainda mais no universo digital. E, ao adotar medidas nesse campo, uma empresa não beneficia apenas quem possui deficiência.

Afinal, soluções acessíveis em geral podem ajudar todas as pessoas.

Para visualizar todas as possibilidades, uma equipe responsável por um projeto – como o de um site – pode sair ganhando quando sente as necessidades na pele. Como isso seria possível? Quando o time conta com profissionais que possuem algum tipo de deficiência e por isso podem pensar em soluções que seriam acessíveis para eles mesmos. Esse fator, inclusive, pode se tornar um diferencial de mercado.

 Testes de acessibilidade com quem tem propriedade

Contar com uma equipe técnica para testar a acessibilidade de um site é de extrema importância. Afinal, os técnicos estão mais preparados do que as pessoas em geral. Mas, quando além de técnicos os times de especialistas demandam soluções de acessibilidade para eles próprios, há um diferencial importante que confere ainda mais propriedade para testar.

Priscila de Siqueira Barbosa, que possui deficiência visual e atua como analista de testes de acessibilidade da keeggo, concorda. “Acredito que é de suma importância ter no time profissionais que possuem deficiências, porque em muitos processos nada melhor do que quem tem a deficiência para compartilhar as suas vivências e contribuir para as melhorias”, diz.

Ela sentia na pele as dificuldades e afirma que encontrou na profissão uma forma muito boa para auxiliar outras pessoas que também sofrem com dificuldades de acessibilidade.

“Quando eu era uma simples usuária de aplicativos e sites, já encontrava muitas dificuldades pela falta de acessibilidade. Aí, quando comecei a me aprofundar nos estudos sobre acessibilidade, percebi que a coisa é muito mais complexa. Então, decidi encarar o desafio e me aperfeiçoar cada vez mais para ajudar a quem precisa da acessibilidade no dia a dia”, conta. “É sempre um novo desafio em cada projeto, mas é maravilhoso saber que você está contribuindo para um mundo mais acessível”, completa.

Priscila diz que, geralmente, quando ela atua num cliente, o site já está desenvolvido e aí “é bem trabalhoso porque são encontrados inúmeros problemas de acessibilidade”. Para ela, o ideal seria que o time atuasse desde o começo, para trabalhar junto no desenvolvimento e poder sanar esses problemas na raiz, já na criação do site ou APP.

Outro desafio, segundo a especialista, é ampliar o tema no dia a dia. “É preciso que as empresas se empenhem mais em levar a cultura da acessibilidade para dentro do seu espaço”, afirma. Priscila explica que, quando se fala em tornar um produto digital acessível, a maioria das empresas ficam resistentes e colocam vários obstáculos por conta do trabalho que terão para realizar as correções de acessibilidade em um site ou aplicativo que já foi desenvolvido.

“A acessibilidade é algo fundamental para todos, mas é bem complicado mudar a mentalidade das pessoas que ficam resistentes quanto a isso”, diz.

Para saber mais sobre acessibilidade digital

Para saber mais sobre acessibilidade em sites e outros produtos digitais, fale com a nossa equipe. Só chamar!

Somos uma empresa de transformação digital que atua com foco em resultados, colocando as necessidades de cada cliente no centro das decisões.

A keeggo é multisserviços, com serviços consistentes para o value stream de ponta a ponta, seja você uma startup ou empresa consolidada no mercado.